Casa de Papelão com Energia Solar Fotovoltaica

Exemplo de como pode ficar o projeto final da casa de papelão com energia solar fotovoltaica.

Nesta oficina vamos desvendar os conceitos básicos da energia solar fotovoltaica. Vamos entender ainda seu funcionamento desde  componentes básicos da eletrônica como o led e interruptor até os circuitos integrados que realizam tarefas mais complexas.

Basicamente a oficina conta com duas partes, uma é em relação aos componentes eletrônicos a outra é em relação ao planejamento da construção e decoração da casa.
O objetivo principal dessa atividade é convidar  toda a família para uma atividade com novos elementos para dividir tarefas e construir um lindo projeto.

O Sitio do Astronauta tem sempre o objetivo de trazer materiais simples como papelão e canetinha, que muitas pessoas já estão acostumadas, como convite para explorar novos materiais e vivenciar novas descobertas.

 

Componentes do sistema

Para que tenhamos uma casa alimentada por energia solar fotovoltaica precisamos construir um circuito elétrico com alguns componentes básicos. Assim a  casinha armazenará energia do sol dentro de uma bateria quando for de dia, que poderá ser utilizada à noite para iluminar seu espaço. Com um  botão  liga e desliga, será possível acender e apagar um LED que vai estar dentro da casinha.

Para a construção deste projeto  vamos precisar dos seguintes componentes:

Placa Solar Fotovoltaica

A placa solar fotovoltaica vai ser o elemento principal do nosso sistema. É ela que vai ser responsável por transformar a energia do sol em eletricidade. 

Basicamente uma célula fotovoltaica utiliza um material fotossensível, tipicamente silício, cuja superfície é revestida por uma fina camada de fósforo. Esse revestimento cria uma região rica em elétrons, enquanto o silício subjacente mantém uma região deficiente em elétrons.

Quando a luz do sol ilumina a célula solar, os fótons (partículas da luz) excitam os elétrons na camada de fósforo, permitindo que eles se movam para a região do silício. Esse movimento gera a diferença de potencial elétrico, resultando em uma corrente elétrica.

Controlador de Carga TP4056

O controlador de carga TP4056 é um circuito integrado responsável por cuidar da energia elétrica que vem da placa solar para que ela não seja maior do que a bateria pode aguentar e para evitar que  seja totalmente descarregada, evitando assim que a bateria “vicie”.

 

Bateria de Lítio

A bateria de Lítio 18650 armazenará a energia gerada pela placa solar e será utilizada quando não houver sol ou estiver de noite para que possamos acender o LED.

 

LED

O LED talvez seja o componente mais conhecido deste sistema. Mas ele guarda alguns segredinhos. É muito importante fazer as ligações corretas para não o queimar. Assim, devemos nos certificar de ligar a perninha negativa no polo negativo do circuito e a perninha positiva no polo positivo do sistema.

 

Interruptor

Se o LED não for o mais famoso, com toda certeza que o interruptor deve ser. Este elemento todos temos em nossas casas, claro que de um tamanho diferente, mas com a mesma função: ligar e desligar as luzes!

Resistor

Por ultimo, mas não menos importante, temos o resistor: um um componente muito pequeno, responsável por salvar o  LED e evitar sua queima. O LED é muito sensível e se for ligado direto em baterias mais potentes ele pode se sobrecarregar e estragar.

Como fazer as ligações dos componentes?

E para fazer a montagem do circuito é muito importante nos assegurarmos de conectar todos os lados positivos com os positivos e negativos com negativos de todos os componentes (exceto do interruptor que não tem polaridade, e do resistor que sempre vai na perna negativa do LED).

Siga o seguinte desenho para construir o seu sistema:

Esquema de Montagem do Circuito

Crie a sua Casa

Existem muitas maneiras de construir uma casa de papelão. Fique livre para criar o formato que você achar mais interessante, mas caso precise de um molde, separamos aqui um com as dimensões  do exemplo de demonstração.