O lixo é todo material que se descarta por não ter utilidade. A questão dodescarte se torna mais complexa e preocupante pós revolução industrial, e se antes o lixo era constituído apenas de material orgânico, agora ele tem características diversas: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre outros…
Diante deste quadro a reciclagem, que consiste em usar um objeto descartado e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um novo item, se torna necessária. Mais recentemente uma nova prática surge, o Upcycling surge como uma prática que questiona o processo de reciclagem como primeira “solução” a produção excessiva de resíduos, visto o gasto energético que envolve e a separação e limpeza necessária para que a reciclagem de fato aconteça.
A diferença entre super.reciclagem e reciclagem é que para última é necessário o gasto de uma energia considerável para tornar o objeto novamente em matéria prima e só depois em um novo produto, enquanto a super.reciclagem usa um novo conceito de design para transformar os objetos com maior utilidade e valor do que antes com um baixo gasto de energia.
Nesta demonstração , o Sítio do Astronauta utiliza a impressora 3D para gerar diálogos sobre processos de super.reciclagem. Contaremos com projetos impressos de bancos colaborativos como exemplo para que o público entre em contato com esse novo conceito.