O sitio do astronauta atua com o estudo e desenvolvimento de tecnologias antidiciplinares que impulsiona experiências de aprendizagem e expressão artística. Acreditando que o conhecimento pode e deve ser transmitido de maneira sensível e artistica, estimulando sempre a ampliação de ferramentas para livre expressão, ferramentas essas que aproximem à experiência do saber fazer.

E muito mais


amuletos 3d
lua

Adereços Sonoros


Buscando introduzir as famílias a uma nova maneira de sentir o som, o coletivo Sitio do Astronauta criou a oficina adereços de ondas sonoras. Durante a oficina pais e filhos irão gravar frases que serão registradas no software aberto audacity, essa forma de onda será trasportada para um padrão de tamanhos relativos, e os participantes transformarão essa onda em adereços, como anéis, colares, brincos, pulseiras, tornando possível carregar lembranças, desejos, recados, conselhos, em seu próprio corpo, se identificando com essa nova maneira de comunicação.


Brincando de Fazer


Nessa atividade o participante é convidado a criar e para isso, ao chegar no ambiente, ele encontra uma impressora 3D a todo vapor, imprimindo as peças mais inusitadas para construir objetos incríveis. Ao lado dela uma serie de exemplos do que se pode fazer na atividade. O ambiente é dividido em quatro estações de trabalho: Na Estação de cola, para colar e soldar partes dos seus projetos, Estação de ferramentas, para cortar prender e confeccionar partes, Estação de customização, para sentar e fazer alguns detalhes mais artísticos e por ultimo a Estação de materiais onde os mais diversos matérias inspiram a criação.


Inbentos de Astronauta


A vivência Invento de Astronauta convida os participantes a se inventarem astronautas, munidos de tecnologias simples que serão desvendadas de maneira aberta, introduzindo-os ao universo eletrônico, expandindo suas ferramentas de criação. Com objetos do dia-a-dia e peças confeccionadas pelo Sítio do Astronauta em impressora 3D, experimenta-se o aprender brincando: baterias, luzes, buzinas, motores, papelão, tecidos, garrafas e outros, juntam-se a peças chaves feitas na impressora 3d para facilitar a criação. Durante a vivência, o Sítio oferece alguns projetos- inspiração com o tema espacial, foguetes, planisférios, óculos interespaciais, capacetes de astronauta, etc. Cada participante vai escolher o tempo a ser dedicado em seu projeto, bem como as ferramentas necessárias. O público será conduzido principalmente na utilização das ferramentas e o espaço vai estar organizado por “estações de trabalho”. Essa atividade tem o objetivo de dar assas a imaginação através do fazer, para isso o participante encontra um lugar cheio de elementos que o levam para outro planeta, como um astronauta. Mas esse astronauta precisa criar seus objetos para esse novo lugar e o participante é então convidado a criar ferramentas, roupas, naves e tudo mais que for preciso e sua imaginação mandar. A criação é orientada pelas estações de trabalho e a criação vai longe


Plástico Maravilha


Sacolas plásticas estão por todos os lados, e apesar dos esforços pela redução de seu consumo, o impacto negativo no meio ambiente continua preocupante. É com um olhar criativo diante de uma matéria em abundância que podemos criar variados itens funcionais Durante a oficina os participantes serão convidados a ressignificar materiais e ferramentas. O ferro de passar será usado como ferramenta de fusão, o plástico transformado em tecido, e a máquina de costura completa o ciclo transformando aquelas sacolas plásticas em uma bolsa retornável.


Unicdos Pela Pet


Apropriando-se de materiais abundantes nas grandes cidades como pallets, pés de mesas, cadeiras abandonadas e as garrafas PET, o projeto tem como finalidade encontrar uma forma acessível e funcional para construir estruturas através do lixo. A oficina é destinada ao compartilhamento dessa técnica: que consiste em unir madeiras usando garrafa plástica derretida, Pois o simples aquecimento transforma a pet em um ótimo fixador de madeiras. A técnica se adapta a ela mesma e a diferentes formatos, cada madeira usada e cada garrafa encontrada pode criar uma nova estrutura. Na oficina os participantes constroem uma LUMINÁRIA, madeiras de tamanhos e qualidades diversas, um kit com fio, bocal e plug são oferecidos a cada participante que poderá interagir com as peças em um espaço de criação espontaneidade