O sitio do astronauta atua com o estudo e desenvolvimento de tecnologias antidiciplinares que impulsiona experiências de aprendizagem e expressão artística. Acreditando que o conhecimento pode e deve ser transmitido de maneira sensível e artistica, estimulando sempre a ampliação de ferramentas para livre expressão, ferramentas essas que aproximem à experiência do saber fazer.

Vila de Papelão Fotovoltaica


Vila fotovoltaica
lua

Descrição


Cresce, no Brasil, interesse por novos métodos sustentáveis de viver e produzir e consumir. Ainda que comum aos ouvidos do grande público, suas verdadeiras aplicações ainda são limitadas. A Permacultura é um conceito que serve como ferramenta para o desenvolvimento e aplicação de alternativas que respondem à essas demandas. No âmbito da produção de energia, existem muitas soluções que ainda não atingiram o cerne do problema, como por exemplo a energia solar fotovoltaica de mercado, que apesar de apontada como solução á crise energética brasileira, continua limitada á um nicho privilegiado, seja pelo seu poder de compra ou pelo seu domínio técnico.
Sendo indispensável difundir e popularizar cada vez mais esta técnica para diversificação das matrizes energéticas, o coletivo Pupa em parceria com o Sitio do Astronauta, compartilham os conhecimentos necessários para a compreensão profunda dos desafios energéticos da humanidade nos próximos anos, onde para além de baixar as contas ou não sofrer com possíveis apagões, o que se discute é tornar possível alternativas sociais amplas e inclusivas, que se estruturam através da promoção da autonomia popular e não da dependência econômica e técnica.